quinta-feira, maio 11, 2006

Pré - Projeto: Educação Científica


  • Tema Gerador: Educação Científica

  • Título: A Educação Científica na Educação de Jovens e Adultos
Problematização: O público da Educação de Jovens e Adultos – “EJA” - é por si heterogêneo, pois apresenta pluralidade de culturas e "tipos de conhecimento". Relacionando essa pluralidade com a Educação Cientifica, percebe-se uma alimentação recíproca e interativa entre essas, que por sua vez irão construir o conhecimento científico. Estas especificidades levam o corpo docente á não abordar somente a ciência, mas considerar também a cultura própria que já tem traços científicos consolidados, principalmente quando se releva as questões do mundo do trabalho do qual fazem parte os alunos. Considerando este contexto, surge uma questão que gira em torno de confirmar se a formação do conceito para Educação Científica (por parte do corpo docente) se aproxima ou diverge do conceito encontrado através da literatura estudada.
  • Hipótese: Partimos do pressuposto que o conceito para Educação Científica apresentado pelo corpo docente da EJA, se aproxima do conceito encontrado na literatura estudada.
  • Justificativa: Colaborar com o estudo do tema, que apesar de ser clássico e histórico na construção do conhecimento da humanidade, ainda é pouco delimitado pela literatura especializada específica para a EJA

  • Objetivo Geral
    Identificar qual conceito formado para Educação Científica pelo corpo docente da EJA, considerando o perfil traçado para o aluno da EJA através da amostra determinada.

  • Objetivos específicos
  1. Conceituar Educação Científica na leitura da bibliografia levantada pelo grupo de pesquisa.
  2. Analisar o conceito formado pelo corpo docente da EJA acerca de Educação Científica, considerando perfil dos alunos da EJA.
  3. Confrontar estes conceitos (bibliográfico x docente da EJA).
  4. Verificar a aproximação ou divergência entre estes conceitos apresentados.

  • Objeto / Sujeito:

  1. Objeto: Educação Científica
    Sujeito: Professor/aluno da EJA
  • Metodologia:

Estudo bibliográfico para conceituar Educação Científica
Entrevista semi-estruturada de professores e alunos da EJA por meio de questionário (anexos I e II)

  • Público-alvo: Alunos da Educação de Jovens e Adultos.
  • Previsão de Realização: Março a Junho de 2006.
  • Referência bibliográfica
    _ Murta, José Guerreiro. Educação Científica. Lisboa, Portugal. Editora Augusto Sá da Costa, 1931.
    _ Laburú, Carlos Eduardo; Carvalho, Marcelo de Carvalho. Educação Científica: Controvérsias Construtivistas e Pluralismo Metodológico. Londrina. Editora Eduel, 2005.

4 Comments:

At 8:22 AM, Anonymous Anônimo said...

Pessoal, ficou bacana o projeto.

 
At 5:35 PM, Blogger D. said...

O grupo conhece este livro?

PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA
CARLOS VOGT CARMELO POLINO

Em edição bilíngüe português/espanhol, aborda os indicadores ibero-americanos de percepção pública, cultura científica e participação cidadã. Faz uma contribuição teórica, metodológica e prática para a compreensão e o entendimento objetivos das complexas relações entre ciência, tecnologia e sociedade no mundo contemporâneo e, em particular, em países como a Argentina, o Brasil, a Espanha e o Uruguai.


Editora: Unicamp
ISBN: 8526806793
Edição: 1.
Número de páginas: 187
Lançamento: 1/1/2003

 
At 9:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Leandra,
Primeiramente agradecemos sua participação em nosso blog.

Em nosso projeto, o público alvo é basicamente o professor, gostaríamos de perceber seu conhecimento sobre "Educação Científica" e a partir daí como essa educação pode ser constituída quando consideramos o público jovem e adulto.Dessa forma para que possamos diferenciar o público da EJA dos demais públicos escolares, necessitamos traçar um perfil deste aluno, a fim de compreendermos um pouco suas especificidades de maneira a caracterizá-lo. Esse perfil deverá ser traçado inicialmente em nosso projeto por meio de entrevistas em uma única instituição em comparação com o estudo bibliográfico.
Grupo - Educação Científica.

 
At 8:40 AM, Blogger Paulo Cezar S. Ventura said...

É isso mesmo. O projeto está bem estruturado. Vocês colherão bons resultados.

 

Postar um comentário

<< Home