sexta-feira, maio 26, 2006

Jovens e Adultos - Sujeitos de Conhecimento e Aprendizagem - Perfil




(...) "O adulto - para a educação de jovens e adultos - não é o estudante universitário, o profissional qualificado que freqüenta cursos de formação continuada ou de especialização, ou a pessoa adulta interessada em aperfeiçoar seus conhecimentos em áreas como, por exemplo, artes, línguas estrangeiras ou música. Ele é geralmente o migrante que chega às grandes metrópoles proveniente de áreas rurais empobrecidas, filho de trabalhadores rurais não-qualificados e com baixo nível de instrução escolar (muitos freqüentemente analfabetos) [consideração: de acordo com as discussões feitas durante a apresentação do grupo "Alfabetização e Letramento em Ciências e Tecnologia", percebemos que muitos alunos da EJA aqui chamados pela autora de "analfabetos" são "letrados" considerando os diversos "graus" atribuídos durante as discussões em sala.] ... ele busca a escola tardiamente para alfabetizar-se ou cursar algumas séries do ensino supletivo".
(...) "O adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. (...) essas peculiaridades da etapa de vida em que se encontra o adulto fazem com que ele traga consigo diferentes habilidades e dificuldades (em comparação à criança) e, provavelmente maior capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre seus próprios processos de aprendizagem".
(...) Um ponto a ser mencionado aqui é a adequação da escola para um grupo que não é o "alvo original" da instituição (...) a linguagem escolar mostrou ser um dos maiores obstàculos à aprendizagem do que o próprio conteúdo, um indicativo da falta de sintonia entre a escolas e os alunos que dela se servem.
Baseado no texto da autora Marta Kohl

3 Comments:

At 10:55 AM, Blogger Paulo Cezar S. Ventura said...

Escutei uma vez a seguinte definição de "adulto", que me foi explicada por umapessoa que estudou a questão atravesda psicologia. "Adulto seria a pessoa capaz de cuidar de si e de um outro". Que acham?

 
At 6:04 PM, Blogger Grupo de Pesquisa em Educação Científica 2006 said...

ACho que o cuidar de si próprio já caracterizaria o adulto. Cuidar de outrém já geraria o "adulto e meio...."

Um abraço, Paulo
Jurema

 
At 3:22 AM, Anonymous Anônimo said...

axis nottingham queensu majoraspect godown poster witney feeder need graphicacy swfs
semelokertes marchimundui

 

Postar um comentário

<< Home