segunda-feira, junho 19, 2006

Confabulando em ECCT





Colegas, seguem modestas (ou ousadas ?) divagações a partir de notas em sala de aula:


Sociedade: agrupamento humano delimitado espacialmente;
Cultura: hábitos continuamente repetidos e valorizados por uma sociedade; letramento ("como");
Educação: (lato) estudo da formação do ser humano; (strictu) revisão dos hábitos continuamente repetidos por desvalorizados/aculturados por uma sociedade; alfabetização ("o quê")
Apropriação: domínio do manejo.

O analfabeto não funcional apropriou....


Trabalho: transforma a realidade;
Arte: entretenimento na realidade;
Ciência: investiga/revela a realidade;
Tecnologia: adaptação à realidade (mutante). Meu conceito: melhoria, a partir de investigação, da condição do uso de um objeto material ou imaterial;
Técnica: refaz a realidade; técnica é trabalho; até ciência é trabalho, tecnologia é trabalho; cultura é trabalho; arte é trabalho.


Educação para uma cultura Científica: Revisão das práticas de investigação da realidade para melhor compreendê-la;
Educação para uma cultura Tecnológica: Revisão das práticas de adaptação à realidade para melhor avaliá-la.

Kisses

Jurema Pereira

3 Comments:

At 11:03 AM, Anonymous Anônimo said...

A imagem faz o quê com a realidade? Penso que a realidade é essencialmente estética. a própria ciência gera uma imagem da realidade. não saberia dizer sobre o trabalho em termos da imagem, entretanto. sobre esse tema tenho me ilustrado com a obra do Bachelard que estou estudando: "Ensaios sobre o conhecimento aproximado", onde ele trata dessas intervenções do homem na realidade. (david)

 
At 5:10 PM, Blogger Grupo de Pesquisa em Educação Científica 2006 said...

Caro David,

A física estuda objetos e suas imagens. Analogicamente (e metaforicamente), na linha do Ronaldo Nagem, poderiamos dizer que essa projeção pode ser objetiva (a partir das formulas matemáticas) e subjetiva (depende de cada olhar, a parrir da perspectiva de cada um), quer dizer, nós projetamos a realidade com base na nossa história, "estetizando-a".

Um abraço,

Jurema

 
At 5:10 PM, Blogger Grupo de Pesquisa em Educação Científica 2006 said...

Caro David,

A física estuda objetos e suas imagens. Analogicamente (e metaforicamente), na linha do Ronaldo Nagem, poderiamos dizer que essa projeção pode ser objetiva (a partir das formulas matemáticas) e subjetiva (depende de cada olhar, a parrir da perspectiva de cada um), quer dizer, nós projetamos a realidade com base na nossa história, "estetizando-a".

Um abraço,

Jurema

 

Postar um comentário

<< Home