quarta-feira, julho 05, 2006

Entrevistas Virtuais

Entrevistas feitas pela internet: (Pesquisa Virtual)
Dados do Entrevistado 1:
Área: Professor do Programa de Pós Graduação em Educação; É responsável pela área de tecnologias digitais na educação, o que inclui a temática dos ambientes virtuais de aprendizagem. Seus orientandos e os que integram o grupo de pesquisa do qual é líder trabalham pois com questões diversas da tecnologia na educação, como o uso do computador na escola, learning objects, LMS etc. Na graduação é responsável pela disciplina: Informática no Ensino de Biologia, do curso de Ciências Biológicas.
Formação: 1. Bacharel-licenciado em Ciências-História Natural e Mestre em Morfologia. 2. Doutor em Educação - PUC/SP.


Para você o que é Educação Científica?
“Para mim ela se confundiria com a educação para a Ciência. O desenvolvimento científico e tecnológico, embora vise melhorias para todos, por conta da ineqüidade pode trazer - e de fato, traz -problemas de diversas ordens. E não é só a ineqûidade, mas os que parecem inevitáveis usos não previstos de determindas tecnologias, de determinados produtos da atividade científica. E esses problemas precisam e devem ser discutidos por todos na estrutura social, pois afetam a todos, inclusive os que, por simplificação, chamaria aqui de tecno-excluídos.”
Para que a sociedade possa opinar sobre as facetas desse desenvolvimento científico e tecnológico e posicionar-se na tomada de decisão, é preciso que ela, antes de tudo, conheça o q de fato representam esses avanços, suas implicações, os aspectos éticos que as cercam. Preparar as pessoas, como cidadãs, para que possam participar ativamente desse debate e posicionar-se com base crítica, é educar para ciência.
E, para mim, como disse, isso seria a educação científica. Confesso que não gosto dessa expressão, inclusive porque alguma ciência sempre está em qualquer educação. Assim, toda educação seria científica.
Bem, espero ter correspondido às suas expectativas e às do Prof. P. , a quem envio meu fraterno abraço.”

Entrevistas feitas pela internet: (Pesquisa Virtual)
Dados do Entrevistado 2:
Área: Educação Matemática/Educação Ambiental
Título/Formação: Doutor

Para você o que é Educação Científica?
“Educação Científica é aquela em que todos os pressupostos teoricos e práticos se sustentam pelo método científico. Diferentemente, por exemplo, de uma educação indigena que se sustenta pela observação dos mais velhos e pela prática de situações vivenciadas no cotidianopela comunidade.”


Entrevistas feitas pela internet: (Pesquisa Virtual)
Dados do Entrevistado 3:
Área: Área de pesquisa no cnpq - Educação/ensino eaprendizagem.

Título/Formação: Doutor

Para você o que é Educação Científica?
“Tenho utilizado o termo genericamente para designar atividades em aprendizagem e formação de professores em ciências, CTS, divulgação científica e educação não-formal.”